quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Salada de Folhas de Inverno e Arroz Selvagem com Batata Doce Grelhada


Estou com uma vontade enorme de por esta receita em prática:

Salada de Folhas de Inverno e Arroz Selvagem com Batata Doce Grelhada 
O arroz selvagem, com seu gostinho de nozes, e o toque adocicado e defumado da batata-doce grelhada combinam lindamente nesta salada vegana.
Ingredientes
- 800g de batatas doces (cerca de 4 batatas finas) bem lavadas
- ¾ de xícara de arroz selvagem
- ½ colher de chá de sal
- 2 talos de aipo picados
- 4 cebolinhas picadas bem finas
- ¼ de xícara de coentro fresco picado e um pouco mais para decorar
- Vinagrete de limão com pimenta ancho (ver adiante)
- Azeite de oliva extravirgem
- 12 xícaras de folhas picantes, como rúcula, folha de mostarda e espinafre
Modo de Preparo
Numa panela grande, com água fervente salgada, cozinhe as batatas-doces por cerca de 15 minutos, até ficarem quase macias quando espetadas com uma faca afiada. Escorra e deixe esfriar completamente. (Você pode fazer isso com 2 dias de antecedência. Tampe e guarde na geladeira.)
Numa panela média pesada, ponha 3 copos de água, o arroz e o sal e leve à fervura. Reduza para fogo baixo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 50 minutos, até que o arroz esteja macio e a água tenha sido absorvida. Transfira o arroz para uma tigela média e deixe esfriar completamente. Adicione o aipo, a cebolinha, 1/4 de xícara de coentro e 3 colheres de sopa do vinagrete à tigela com o arroz selvagem e misture bem.
Coloque o grill em fogo médio-alto ou pré-aqueça uma grelha na boca do fogão em fogo médio-alto. Corte cada batata-doce em quatro tiras longitudinais. Pincele-as com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Grelhe as batatas doces por 10 minutos, até ficarem douradas e macias, virando-as de vez em quando.
Numa tigela grande, tempere as folhas com 3 colheres de sopa de vinagrete e sirva-as em 4 porções iguais. Coloque a salada de arroz selvagem no centro de cada pilha de folhas, dividindo-a uniformemente. Arrume as tiras de batata doce em cima do arroz. Cubra as batatas doces com o restante do molho, salpique as saladas com o restante do coentro e sirva
Rendimento: 4 porções

2 comentários:

  1. uau parece delicioo! fiquei com agua na boca. adoro batata doce mas nao como ha imenso tempo

    ResponderEliminar